Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Vaidade desde que o mundo existe...

Hoje em dia muitos spas e centros de estética falam muito de cremes, esfoliações, banhos, etc. Porém há muito tempo isso tudo existe.
Não acredita? Leia até o fim...rs

Cerca de 1372a.C a mulher egípcia lavava-se inteiramente pela manhã com uma mistura de água e  carbonato de cal, esfregando o corpo com uma pasta de argila tirada do lodo do rio Nilo ( meio eca, né?).
Esses cuidados serviam para combater os danos causados pelo clima, especialmente pelo sol.

Usavam também pedra pomes de grão fino para esfoliar cotovelos e pés, sempre, e regularmente o corpo todo. Muita gente devia voltar a esse hábito, porque vejo tantos cotovelos e pés feios, ressecados...rs Só Cleopatra ressucitando....hahaha.

O banho era seguido de massagem com óleo vegetal de palma, oliva ou noz, perfumado com mistura de ervas aromáticas com tripla função: amaciar a pele, protegê-la do sol e afastar os mosquitos. Acho que farei isso no próximo verão!! Hum...

Não parava por aí...Tem mais..

Algumas aplicavam máscaras feitas de ovo de avestruz batido no leite, argila e óleo, depois engrossado com resina e farinha. Se tivessem fome, poderiam comer essa mistura...Eca eca eca...rs

Estas fórmulas antigamente eram monopólio dos sacerdotes para ritos mortuários, agora, nas mãos de leigos, eram vendidos muito caro.

Logo teremos a parte 2..."Rituais de maquiagem". Aguardem...





Nenhum comentário:

Postar um comentário